Em 04 de março de 1842 surgiu a Vila de São João de Queluz em reconhecimento ao crescimento e a organização da aldeia, que prosperou visivelmente. A primeira eleição para vereadores consta na data de 07/09/1844.

Pela lei nº 15, de 10.03.1876, a Vila foi elevada a categoria de cidade. Nesta condição passou a ter relativa autonomia administrativa e desfrutar de novo status. Em 17.04.1875, houve a criação da Comarca e a instalação do Poder Judiciário, passando a cidade a contar com juiz de direito e promotor de justiça.

Explicação Heráldica

a - O escudo português lembra a origem lusitana de nossa pátria.
b - A imagem de São João Batista representa o santo padroeiro de Queluz.
c - O vulto histórico do "mongo velho", apelido dado ao cacique da tribo dos Puris, cuja vida está intimamente ligada ao iní­cio da povoação.
d - A serrania representa a Serra da Mantiqueira.
e - O vaso recorda a primeira indústria dos habitantes da aldeia.
f - O Palácio de Queluz, em Portugal, do qual se originou o nome dado á nova localidade, foi uma discreta homenagem ao local onde nasceu D. Pedro l.
g - Rio de prata, simboliza o histórico Rio Paraí­ba.
h - As palmeiras representam os quatro exemplares (imperiais) , que ornam desde longa data, a praça da estação.
i - No listío, 1842 recorda a elevação da aldeia á categoria de Vila e 1876, data em que a Vila adquiriu os foros de cidade.
j - A coroa mural í© o sí­mbolo universal dos Brasíµes e classifica Queluz como cidade emancipada polí­tica e administrativamente.

A Bandeira

A bandeira do municí­pio de Queluz í© esquartelada em cruz, simbolizando a fí© e o espí­rito cristío de seu povo. A forma da cruz branca, reafirma a ligação com a religiosidade e a devoção a São João Batista, desde os primórdios de sua fundação.
O branco simboliza a amizade, pureza, benignidade e religiosidade.
Os cantos em azul simbolizam a justiça, a firmeza, a dignidade e a vigilância, atributos dos administradores e dos queluzenses.
Os cantos em vermelho simbolizam a audácia, o valor, a intrepidez, a valentia e o amor pátrio, em homenagem aos primitivos povoadores, também lembra a revolução de 1932, da qual Queluz participou com dignidade. O braSão aplicado na Bandeira, significa a emancipação polí­tico-administrativa e a soberania representada pelo governo municipal.
Os quatro cantos representam a irradiação dos Poderes Executivo e Legislativo por todos os quadrantes do território municipal.